11 de fevereiro de 2009

Detesto pessoas que não tentam

Quando tinha uns 16 ou 17 anos, depois de anos a fio sem que isso me acontecesse, voltei a provar o meu pequeno-almoço de eleição : Nestum* com mel. A eleição, para que conste, foi feita pela minha mãe.
A partir dessa altura, comecei a questionar-me se as memórias factuais e pessoas seriam mesmo as que mais nos marcam. Aliás, comecei a duvidar de toda essa corrente que tenta menosprezar a funcionalidade animal do homem só porque alguns dos nossos sentidos mais primários, como o olfacto ou o paladar, nos parecem atrofiados em relação aos dos outros animais. Afinal não, cheguei à conclusão de que as nossas melhores memórias, a que melhor nos transportam para dias melhores, estão precisamente associadas a cheiros e a sabores.

Hoje, uns 10 anos mais mais tarde, apercebi-me do reverso desta conclusão: as nossas piores memórias, o que melhor nos transporta para dias piores, são mesmo memórias factuais e pessoais. Nomeadamente, a memória factual e pessoal de porque eu e outra pessoa nunca haveríamos de funcionar.

* Nestum is a registered brand of the Societé des Produits Nestlé, S.A., Vevey, CH. And these, let me tell you, are just some of the loveliest people on Earth.