24 de março de 2009

Semana dos aviões caídos

Depois da semana dos bebés mortos, parece que agora entramos na semana com muitos acidentes de avião.

Mas, desta vez, a minha irritação com a criação de realidades ficcionais por parte dos jornalistas levou-me a fazer algo que tomou 5 minutos do meu tempo mas que não me lembro de ver algum desses pequenos realistas imaginários tentar: investigar.

E lá está: esta semana não estão a cair os aviões todos, como na semana passada não estavam a morrer os bebés todos. Se forem aqui, vão perceber que, para além dos acidentes noticiados ontem e hoje, já aconteceram mais 34 acidentes na aviação civil, este ano, conquanto ainda estamos na sua 12ª semana. Para a média nem é preciso fazer grandes contas, o número total de acidentes este ano, 36, a dividir pelo número de semanas, dá uma média redondinha de três acidentes por semana, o que faz deste suposto "aumento em tão poucos dias" um desses mitos criados para ocupar o ar.

A minha irritação nem sequer vem do facto de os jornalistas quererem emular os grandes autores sul-americanos e africanos do século passado, justapondo mitologias crioulas muito coloridas e telúricas a realidades importadas e cruéis. O meu problema com tudo isto, é que o fazem sem dizer que o estão a fazer, como se o mito fosse a verdade, e (e esta é a minha irritação suprema) sem a mais ínfima réstia que seja da imaginação e da qualidade desses grandes.

É que os jornalistas da nossa praça não são propriamente um Mia Couto ou um Gabriel Garcia Marquez.